No concelho de Valpaços, a cultura da vinha e do vinho, para além da importância histórica, assume uma excecional importância social, cultural e económica, pela variedade e relevo das atividades que lhe estão ligadas.
O nome de Valpaços, segundo alguns historiadores, é um derivado precisamente do excelente vinho aqui produzido no período dos Romanos. Neste vale fazia-se um “vinho passum”, um dos melhores senão o melhor vinho do Império Romano, e daí o nome de vale passum, vale passos, hoje Valpaços.
Face à importância histórica da cultura da vinha e dos inúmeros vestígios deixados pelos nossos antepassados por todo o concelho, como são exemplo os inúmeros lagares cavados na rocha, houve a necessidade de criar um espaço acolhedor que compilasse e conjugasse a história e a cultura da vinha e do vinho na região de Trás-os-Montes e no concelho de Valpaços.
Assim nasceu a Casa do Vinho de Valpaços, um museu interativo, com equipamentos multi-touch de última geração que desvendam a história, as características e especificidades da vinha e dos vinhos da região, dando realce também ao património arqueológico e paisagístico.
A Casa do Vinho representa uma infraestruturas municipal de referência no âmbito da valorização, divulgação e comercialização dos produtos oriundos do setor primário, enquanto nota de sucesso da intervenção e dinamização da autarquia local, bem como da promoção da riqueza e diversidade patrimonial, paisagística, natural, gastronómica e cultural da região transmontana e do concelho de Valpaços em particular.
É também no edifício da Casa do Vinho que se encontra, agora, a nova sede da CVRTM – Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes. É a entidade que certifica produtos com denominação de origem Trás-os-Montes e indicação Geográfica Transmontano e controla as condições subjacentes à certificação.
No edifício, encontra-se ainda a Loja Interativa de Turismo de Valpaços que está ligada à rede de espaços de promoção e divulgação turística da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), um local de passagem obrigatória para a obtenção de informações sobre a região e o concelho de Valpaços e onde é possível obter produtos tradicionais deste concelho de Valpaços.
Horários:
Diariamente:
- Das 09h00 às 12h30
- Das 14h00 às 17h30
in: valpacos.pt